São Paulo, terça-feira, 06 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede de primos de Saddam dá ajuda a rebeldes

DO "NEW YORK TIMES"

Uma rede de primos do ex-ditador Saddam Hussein, operando em parte desde a Síria e a Jordânia, está ativamente envolvida no contrabando de armas, pessoas e dinheiro para o Iraque para apoiar a insurreição antiamericana, disseram representantes do governo dos EUA e uma fonte iraquiana.
Estão envolvidos nas operações pelo menos três primos da família Majid hoje residentes na Síria e na Europa. Segundo as fontes, a conclusão se baseia em parte em movimentações recentes e suspeitas de dinheiro e bens, incluindo a transferência de fundos para a Síria, que foram detectadas pelos serviços de inteligência dos EUA.
A família de Saddam possui um histórico de casamentos com o clã Majid. Seu nome completo é Saddam Hussein al Majid al Tikriti.
Sob seu governo, a família Majid era um ramo especialmente temido da tribo reinante, a Tikriti. Seus membros exerciam papéis dominantes nas operações cotidianas do aparelho de segurança do Estado, como guarda-costas, policiais e chefes da polícia secreta. Os primos que hoje vivem fora do Iraque têm acesso a dezenas de milhões de dólares, disseram os representantes americanos. Boa parte desse dinheiro seria derivada do contrabando de petróleo, equipamentos militares e bens para dentro e para fora do Iraque, durante o governo de Saddam.
Fatiq al Majid, que estaria na casa dos 30 anos e é descrito como "principal agente financeiro" da operação, está vivendo na Síria com o conhecimento de Damasco, disseram funcionários americanos.


Tradução de Clara Allain

Texto Anterior: Iraque sob tutela: Dez morrem em ataque dos EUA a Fallujah
Próximo Texto: Eleições nos EUA: Temor de ataques ronda convenções
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.