UOL


São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleitor corre para votar antes do dia

DA ENVIADA ESPECIAL A LOS ANGELES

À primeira vista, o clima de eleição em Los Angeles parece morno em comparação com o vivido no Brasil. Praticamente, não há outdoors de campanha eleitoral, e a propaganda se restringe a comerciais na televisão e no rádio.
Apesar da impressão de frieza, os eleitores se mostram motivados. Prova disso é o número de cédulas já enviadas por eleitores que não poderão comparecer às urnas no dia 7 de outubro.
Segundo o Departamento de Registros Eleitorais de Los Angeles, já foram recebidos mais de 50% dos 3 milhões de cédulas requisitadas. O número é um recorde no Estado.
Outro termômetro da motivação dos eleitores é o volume de pessoas que usaram o sistema antecipado de votação eletrônica.
Entre o dia 24 de setembro e 6 de outubro, o órgão eleitoral de Los Angeles disponibilizou urnas eletrônicas em 12 localidades. A iniciativa foi concebida para auxiliar as pessoas com deficiência visual ou dificuldade de locomoção, mas pôde ser utilizada por qualquer eleitor que desejasse antecipar o seu voto.
No sistema de urna eletrônica na Califórnia, os nomes dos candidatos aparecem num visor. O eleitor toca a tela para, primeiro, responder à pergunta se deseja ou não a saída do governador Davis. Depois, seleciona o candidato para substituí-lo. No final, a máquina imprime um comprovante com um resumo da votação.
"Eu estou impressionado. Só levou cinco minutos", disse o eleitor californiano Paul Mills, após votar um uma das máquinas eletrônicas na região de North Hills.
Cerca de 20 mil pessoas já usaram esse sistema em Los Angeles. Os dados são preliminares, mas a expectativa é que a quantidade de eleitores supere a de eleições anteriores. A novidade tecnológica, porém, ainda não suplantou o sistema de votação em cartões perfurados, o mesmo que criou confusão na Flórida durante as eleições presidenciais, em 2000.
Nesta terça, 20 dos 58 municípios da Califórnia vão adotar o sistema. Entre eles estão Los Angeles, San Diego e Sacramento - três dos principais colégios eleitorais do Estado. Essa eleição será a última na qual os cartões perfurados serão utilizados. De acordo com a legislação estadual, os municípios têm até março de 2004 para abandonar o sistema antigo.


Texto Anterior: "Nanicos" querem momento de estrelato
Próximo Texto: Rússia: Kadyrov é eleito na Tchetchênia, diz premiê
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.