São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irã amplia raio de mísseis, diz ex-presidente

DA FRANCE PRESSE

O Irã está capacitado a lançar mísseis com alcance de 2.000 km, disse ontem o ex-presidente Hashemi Rafsanjani. Essa distância inclui Israel e parte da Europa. Em Washington, o porta-voz do Departamento de Estado, Adam Ereli, afirmou que "os Estados Unidos estão seriamente preocupados com o programa iraniano de mísseis".
Disse que o programa é uma "ameaça ao Oriente Médio e aos interesses americanos e também está associado às pesquisas [que podem levar à produção] de armas nucleares".
Rafsanjani afirmou que, em 11 de agosto, seu país havia testado uma versão otimizada do foguete Chahab-3, anteriormente capaz de atingir objetivos localizados entre 1.300 km e 1.700 km. Com esse alcance já estavam vulneráveis alvos localizados em Israel.
A France Press diz que os serviços de inteligência israelenses confirmam que o míssil teve seu alcance incrementado.
"Se os americanos atacarem o Irã, o mundo estaria mudado. Eles não ousarão cometer tal erro", disse o ex-presidente.
Ainda ontem, em Teerã, a comissão de Relações Exteriores do Parlamento aprovou projeto que torna obrigatório ao governo relançar seu programa de enriquecimento de urânio, que os Estados Unidos condenam por suspeitar que ele tenha finalidades militares.
O país havia se comprometido perante três integrantes da União Européia -Alemanha, França e Reino Unido- a abandonar o enriquecimento de urânio, cuja suspensão a Agência Internacional de Energia Atômica, órgão da ONU, pediu que fosse "imediata".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Oriente Médio: Israel revela ter 13 funcionários da ONU sob custódia
Próximo Texto: Eleição nos EUA: Sob pressão, Bush decide falar hoje na TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.