São Paulo, quarta-feira, 07 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE

Empresa é ligada a Cheney

Halliburton é eximida de superfaturamento

DA REDAÇÃO

O Exército americano concedeu uma licença especial que desobriga a petroleira Halliburton de determinadas regras para fornecer combustível ao Iraque, eximindo a empresa da acusação de superfaturamento. A investigação do caso pelo Pentágono segue.
Segundo a Corporação de Engenheiros do Exército, com a licença a KBR (subsidiária da Halliburton) não precisa certificar os custos e os preços de sua fornecedora, a Altanmia, do Kuait. O contrato com a kuaitiana, que a firma americana alega ser a única adequada para o serviço apesar de seus altos preços, é a origem da acusação de superfaturamento de pelo menos US$ 61 milhões.
A licença foi concedida à Halliburton, que até 2000 era dirigida pelo vice-presidente Dick Cheney, a fim de garantir a prontidão do serviço, já que a estrutura petroleira iraquiana foi danificada pela guerra. Pelo mesmo motivo, a empresa não passou por licitação, devendo agora ser substituída por duas firmas que enfrentaram a disputa, cujos nomes serão anunciados no próximo dia 17.
"O que estamos fazendo é garantir o fluxo de combustível para o país", disse o porta-voz da Corporação dos Engenheiros, Ross Adkins, ao "Wall Street Journal".

Dia violento
Ontem, dois civis franceses que prestavam serviços na reconstrução foram mortos a tiros quando o carro em que eles estavam quebrou em uma estrada a oeste de Bagdá. Em Basra (sul), duas pessoas morreram no confronto entre a polícia e membros do extinto Exército que protestavam pelo atraso de suas pensões.
Hoje, como gesto de boa vontade, o administrador provisório do Iraque, o americano Paul Bremer, deve anunciar a libertação de 506 dos 12,8 mil prisioneiros iraquianos que os EUA mantêm em campos de detenção no país.


Com agências internacionais

Texto Anterior: América Latina: Brasil descarta terror na Venezuela
Próximo Texto: Ásia: Coréia do Norte fala em sustar projeto nuclear
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.