São Paulo, sábado, 07 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretária diz que acenos "testam" o Irã e a Síria

DA REUTERS

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse ontem que o governo Barack Obama está "realizando testes" ao fazer acenos diplomáticos a Síria e Irã. "Estamos vendo o que é possível, virando páginas, fazendo o possível para termos mais amigos do que inimigos."
Hoje chegam a Damasco dois enviados americanos designados para o diálogo de mais alto escalão desde 2005. Anteontem, Hillary disse também que pretende convidar o Irã para uma conferência internacional sobre o Afeganistão, provavelmente no final de março.
Para Hillary, "há desafios e ameaças que herdamos e precisamos enfrentar". Sobre a Síria, os desafios incluem o apoio a grupos radicais como o Hizbollah (Líbano) e o Hamas (Gaza), a aliança com Teerã e o papel exercido no Iraque. Restam ainda arestas da morte do ex-premiê libanês Rafik Hariri, pela qual os EUA acusam a Síria.


Texto Anterior: Erramos: Lapso em tradução gera brincadeira
Próximo Texto: Brasil e aliados tentam barrar japonês à frente da AIEA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.