São Paulo, terça-feira, 07 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Raúl Castro recebe deputados americanos

DA REDAÇÃO

O dirigente máximo de Cuba, Raúl Castro, recebeu ontem seis deputados americanos que visitam a ilha. O encontro, exibido na TV estatal, ocorre uma semana depois da apresentação no Congresso dos EUA de projeto bipartidário que acaba com todas as restrições de viagens à ilha.
Em texto ontem, Fidel Castro disse que Cuba não teme dialogar com os EUA: "Não precisamos da confrontação para existir, como pensam alguns tontos".
Na véspera, Fidel criticara o projeto de declaração final da Cúpula das Américas por não mencionar a ilha, excluída do encontro. O representante da Venezuela na OEA (Organização dos Estados Americanos), Roy Chaderton-Matos, disse ter pedido revisão do texto.
O representante permanente do Brasil na OEA, embaixador Osmar Chohfi, que atuou nas negociações, disse que o tema de Cuba não foi proposto formalmente nas reuniões das quais participou. Como a Folha publicou -e apesar de Fidel-, Raúl tem pedido a países amigos que não promovam o tema no encontro para evitar ruídos na relação com os EUA.


Texto Anterior: Obama não descarta falar com Chávez
Próximo Texto: Ditadura militar: Justiça italiana decide julgar ex-membro de junta argentina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.