São Paulo, quinta-feira, 07 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UNIÃO EUROPEIA

Senado tcheco aprova Tratado de Lisboa

DA REDAÇÃO

O Senado da República Tcheca aprovou ontem o Tratado de Lisboa, novo conjunto de regras para o funcionamento da União Europeia, que precisa ser ratificado por todos os países integrantes do bloco para entrar em vigor -além da aprovação tcheca, só falta a da Irlanda.
A decisão, no entanto, ainda precisa ser sancionada pelo presidente do país, Vaclav Klaus -crítico das reformas propostas pelo tratado, que dá maior agilidade e poder executivo ao processo decisório da União Europeia.
Para Klaus, a reforma concentra poder demais na burocracia de Bruxelas.
Como o tratado foi rejeitado em referendo pelos irlandeses, o presidente tcheco também defende que não faz sentido dar continuidade à sua ratificação. Os países-membros da UE, no entanto, entraram em acordo para que nova votação seja realizado na Irlanda.
A decisão do Senado foi saudada por líderes europeus, e o premiê tcheco, Mirek Topolanek, disse não crer que o presidente vá "desafiar a vontade" do Parlamento.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Otan inicia exercício na Geórgia, e Rússia expulsa diplomatas
Próximo Texto: OMS conta quase 1.900 casos de gripe
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.