São Paulo, quinta-feira, 07 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Colunista que revelou nome de espiã segue livre

DA REDAÇÃO

A maior incógnita no caso Judith Miller paira sobre o colunista conservador Robert Novak, o primeiro a revelar que Valerie Plame -cujo marido criticara o governo dos EUA- era uma agente secreta. Enquanto a repórter do "New York Times", que nunca divulgou o nome da espiã, foi presa ontem por se recusar a revelar quem vazara a identidade secreta, Novak nunca sofreu ameaça de prisão ou intimação públicas.
O caso eclodiu em julho de 2003, quando Novak escreveu em sua coluna -publicada por centenas de jornais, inclusive o "Washington Post"- que Plame era agente secreta. Citou, na ocasião, "duas fontes no governo".
Para o marido da espiã, o ex-embaixador Joe Wilson, trata-se de retaliação do governo. Uma semana antes de o nome de sua mulher vazar e a vida dela ser posta em risco, ele denunciara que eram falsos os documentos usados para acusar o ex-ditador Saddam Hussein de tentar comprar urânio do Níger, uma das justificativas dos EUA para invadir o Iraque.
O Departamento da Justiça abriu inquérito dois meses depois para descobrir quem vazara a identidade, crime punível com até dez anos de prisão. Após investigações, a Promotoria intimou, em maio de 2004, Matthew Cooper, da "Time", que publicara o nome de Plame depois de Novak. Em agosto do mesmo ano foi a vez de Miller, que também teve acesso às fontes.
Ambos se negaram a falar. Até que, depois da rejeição de sucessivas apelações e de a Suprema Corte ter se recusado a ouvir o caso, a "Time" decidiu revelar as fontes.
Cooper, pressionado, cedeu. Miller manteve a posição e foi presa. Já Novak, criticado por colegas, prometeu "revelar tudo" quando o caso for resolvido. E disse ser contra a prisão da jornalista.


Texto Anterior: Repórter é presa nos EUA por não abrir fonte
Próximo Texto: Dois perfis: Jornalistas têm grande histórico e experiência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.