São Paulo, domingo, 07 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Obama homenageia vítimas de Mumbai

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Para mostrar que os EUA e a Índia estão "unidos" contra o terrorismo, o presidente americano Barack Obama iniciou ontem uma visita ao país hospedando-se no hotel Taj Mahal, em Mumbai -um dos alvos dos atentados que deixaram 166 mortos e mais de 300 feridos em novembro de 2008.
O presidente Obama faz uma viagem pela Ásia que também inclui visitas à Indonésia, Coreia do Sul e Japão.
O objetivo dele é defender a influência americana em economias que podem oferecer novos mercados para seus produtos, estimulando assim o emprego nos EUA.
Obama e sua mulher Michelle assinaram o livro de condolências em um memorial às vítimas dos ataques.
Em discurso, Obama afirmou que a decisão de se hospedar no hotel é "uma mensagem clara de que a Índia e os EUA estão unidos em sua determinação de dar a seus povos um futuro de segurança e prosperidade".
Porém, a declaração que os indianos mais esperavam não aconteceu. Obama não fez menção sobre o Paquistão, país que os indianos culpam por abrigar os "terroristas" que fizeram os ataques.
O desafio de Obama é aplacar os ânimos na Índia sem se indispor com seu aliado regional, o Paquistão.

ACORDOS
Obama também anunciou acordos de comércio com a Índia no valor de US$ 10 bilhões (R$ 17 bilhões) e disse que os EUA irão relaxar as barreiras de importação de produtos indianos de alta tecnologia.
Além de revitalizar sua economia com exportações para os quatro países asiáticos, Obama pretende conseguir apoio para pressionar a China a fazer mudanças em sua taxa de câmbio.


Texto Anterior: Movimento tem ligação com 14 governadores
Próximo Texto: Após 5 anos, caldeirão francês perdura
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.