São Paulo, domingo, 08 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líderes do Hamas chegam ao Egito para negociações

DA REDAÇÃO

Uma delegação de sete líderes do grupo extremista palestino Hamas chegou ontem ao Cairo para discutir o progresso dos esforços egípcios por uma trégua com Israel. Na quinta-feira passada, outra delegação do grupo abandonou a capital egípcia sem êxito após três dias de negociações.
"Concordamos em unificar nossa posição e a reportaremos às autoridades egípcias", afirmou Mahmoud al Zahar, um dos principais líderes do Hamas, que não aparecia em público desde início da ofensiva israelense em dezembro.
Anteontem, o líder máximo do Hamas, que vive exilado na Síria, Khaled Meshaal, afirmou que não vê objeções quanto ao acordo que prevê cessar-fogo de 18 meses, mas que só aceitarão se Israel colocar fim ao bloqueio à faixa de Gaza que já dura 20 meses. Israel, por sua vez, deseja garantias de que não serão contrabandeadas mais armas para Gaza. De acordo com Meshaal, o grupo tem recebido propostas vagas, sem compromisso israelense com relação ao fim do bloqueio.
Em meio às negociações por um acordo, têm ocorrido lançamentos esporádicos de foguetes e ataques aéreos na região. O Exército israelense atingiu quatro túneis de contrabando e um depósito de armas em Gaza na sexta-feira à noite. Os ataques ocorreram em resposta aos foguetes atirados pelo Hamas contra o sul de Israel na manhã do mesmo dia.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Gaza devolveu segurança ao topo do debate israelense
Próximo Texto: Obstáculos à paz, colonos se negam a deixar Cisjordânia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.