São Paulo, domingo, 08 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Intelectuais pregam boicote à emissora estatal

DE PEQUIM

Um grupo de 22 intelectuais lançou no mês passado um boicote contra a rede de televisão estatal CCTV por "manipular" a informação e fazer "lavagem cerebral" no espectador chinês.
Antes disso, em dezembro, 303 intelectuais e dissidentes lançaram um documento na internet exigindo reformas políticas, mais democracia e respeito aos direitos humanos.
Mais de 20 signatários foram presos, e dezenas receberam visitas de agentes da Segurança Pública para interrogatórios.
Mesmo com a repressão, mais de 7.000 pessoas assinaram a petição na internet, chamada de Carta 08, em alusão à similar Carta 77 lançada na antiga Tchecoslováquia durante a ditadura comunista.
No ano passado, o governo chinês estimulou uma campanha de ataques à CNN e à BBC por manipularem o noticiário sobre o país. Agora, um grupo de intelectuais faz a mesma acusação à rede estatal CCTV, dona do monopólio das transmissões nacionalmente.
O manifesto a acusa de ignorar greves e manifestações de desempregados e de encobrir incidentes, como o escândalo de leite adulterado, que matou seis bebês e produziu pedras nos rins de 290 mil crianças com menos de um ano de idade.
Articulador do boicote, Ling Cangzhou diz que o movimento é formado por professores e advogados fartos da "manipulação do noticiário da TV, que só mostra notícias positivas sobre a China e negativas sobre o resto do mundo". Lançado em um site baseado nos EUA, para evitar a censura chinesa, o movimento começou a circular em blogs e fóruns locais.
(RJL)



Texto Anterior: Crítica on-line desafia repressão chinesa
Próximo Texto: Hillary recua sobre exportar democracia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.