São Paulo, sábado, 08 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Grupo do Rio foi criado para fazer mediação

DA REDAÇÃO

O Grupo do Rio é um fórum permanente de consulta política criado em 1986 por oito países latino-americanos que haviam retornado ao sistema democrático. Composto hoje por 20 membros, é um canal diplomático de mediação, centrado na promoção da democracia e da estabilidade regional.
Em 1983, os presidentes de Colômbia, México, Venezuela e Panamá formaram um fórum para mediar conflitos armados na América Central. Reunidos na ilha de Contadora (Panamá), ele traçaram um plano de paz, que recebeu apoio do Conselho de Segurança da ONU e da Assembléia Geral.
A diminuição da presença militar dos EUA na região era uma das demandas dos mediadores latino-americanos. Em 1985, somaram-se ao fórum Brasil, Argentina, Peru e Uruguai, integrantes do Grupo de Apoio a Contadora. No ano seguinte, os dois núcleos seriam unificados, criando o Grupo do Rio.
O fórum tem uma atuação limitada; não há organismo de implementação ou monitoramento de suas propostas. É importante, porém, enquanto espaço de concertação diplomática e termômetro da política regional. A crise desencadeada pela ação colombiana no território do Equador está entre as mais relevantes já encaminhadas ao grupo.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Chávez dita tom ameno do desfecho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.