São Paulo, segunda-feira, 08 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Palestinos aceitam retomar negociações de paz com Israel

DA REDAÇÃO

A Autoridade Nacional Palestina anunciou ontem que aceitará participar de negociações de paz indiretas com Israel. O modelo, proposto pelos EUA, prevê conversas bilaterais entre o enviado especial do país à região, George Mitchell, e autoridades palestinas e israelenses.
Os líderes palestinos se recusavam a retomar as negociações desde a invasão da faixa de Gaza por Israel no fim de 2008. Apresentavam ainda como condição para as tratativas a interrupção imediata da construção de assentamentos israelenses na Cisjordânia.
O modelo de negociação indireta apresentado pelos EUA permitiu a retomada das conversas, embora a ANP tenha apresentado condições para sua manutenção.
O negociador palestino Saeb Erekat afirmou que a ANP abandonará a iniciativa caso não se alcance acordo sobre as fronteiras entre a Cisjordânia e Israel em quatro meses. Ainda não há data para o início das conversas, já aceitas por Israel.
O acordo prévio representa a primeira vitória da diplomacia americana no conflito entre israelenses e palestinos desde a posse do presidente Barack Obama, em janeiro de 2009. O anúncio da ANP foi feito na véspera da chegada do vice-presidente dos EUA, Joseph Biden, para uma visita à região.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Teerã anuncia a produção de mísseis de curto alcance
Próximo Texto: África: Conflitos étnicos causam ao menos 150 mortes na Nigéria
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.