São Paulo, quarta-feira, 08 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACIDENTE

Ao menos 60 corpos foram resgatados, e possibilidade de que houvesse sobreviventes do desastre era pequena

Avião chinês com 112 pessoas cai no mar

DA REDAÇÃO

Ao menos 60 pessoas morreram quando um avião da China Northern Airlines caiu no mar perto da cidade de Dalian (nordeste), e até ontem à noite havia pouca esperança de que existissem sobreviventes entre as outras 52 pessoas a bordo, embora as buscas continuassem, segundo a Xinhua, agência oficial de notícias do país.
"Estima-se que haja pouca possibilidade de que alguém tenha sobrevivido ao acidente", informou a Xinhua. Os dois principais hospitais de Dalian afirmaram que estavam preparados para atender a feridos, mas não haviam recebido nenhum sobrevivente.
Equipes de resgate encontraram 60 corpos na água depois que o MD-82 caiu a 10 km da costa chinesa, cerca de oito minutos após um incêndio ter sido constatado na cabine.
A agência disse que oito estrangeiros, incluindo alguns do Japão e da Coréia do Sul, estavam a bordo. A maioria das outras pessoas morava em Dalian.
Foi o segundo acidente na China em menos de um mês. Em 15 de abril, um Boeing 767 da Air China bateu em uma montanha sul-coreana durante um vôo que ia de Pequim (capital chinesa) a Pusan. Das 166 pessoas a bordo, 38 sobreviveram ao primeiro acidente da Air China em cerca de 50 anos. Já o avião da China Northern, que carregava 103 passageiros e nove tripulantes, ia de Pequim a Dalian.
A Xinhua disse que controladores no solo perderam contato com o avião depois que foi constatado um incêndio na cabine.
Uma testemunha disse ter visto a aeronave dar diversas voltas antes de cair no mar, perto da cidade de Dalian (a 450 km de Pequim).
Um membro das equipes de resgate afirmou que mais de 30 embarcações estavam trabalhando na busca de possíveis sobreviventes.
"Enviamos todos os barcos que pudemos encontrar", declarou um funcionário do porto de Dalian que se identificou apenas como Liu.
"Há muitos barcos, e todos estão com as luzes acesas. Está bem claro. Quando os pescadores ouviram as notícias, eles próprios se organizaram", afirmou.
Segundo o site do "Diário do Povo", jornal oficial do Partido Comunista da China, 64 corpos haviam sido resgatados -um número de mortos ainda maior do que o divulgado pela agência Xinhua.
Um membro de uma equipe de emergência que atuava no local do acidente disse que o avião havia sido reduzido a pedaços, que boiavam no mar.

Investigação
O governo enviou um grupo especial de investigação para Dalian a fim de examinar as causas do acidente, segundo a Xinhua.
A polícia informou que já havia iniciado testes de DNA para identificar as vítimas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Colômbia: Farc lamentam tragédia, mas culpam paramilitares
Próximo Texto: Queda de avião perto de Túnis mata ao menos 20
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.