São Paulo, sábado, 08 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA SEM LIMITES

FBI afirma ter frustrado mais uma ação terrorista em NY

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DE NOVA YORK

O FBI (polícia federal) e a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês) revelaram ontem detalhes de um novo plano frustrado de atentado terrorista em Nova York. O alvo seria o túnel Holland, que liga Manhattan a Nova Jersey, sob o rio Hudson. O objetivo da explosão seria inundar Wall Street e o distrito financeiro da ilha.
Três supostos terroristas foram presos, um deles em Beirute (Líbano), e outros cinco identificados. Autoridades libanesas confirmaram que o suspeito preso no país pertence à Al Qaeda e confessou participação no plano. O plano, que segundo o FBI estava "amadurecido", teria sido descoberto em salas da bate-papo na internet.
O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, pediu que a cidade mantivesse a rotina. "Os terroristas vêem Nova York, Washington e algumas outras grandes cidades americanas como símbolos dos EUA e do que os EUA representam. Por isso as consideram alvos prediletos", disse Bloomberg.
Nas últimas semanas, o FBI aumentou o policiamento à paisana no metrô e em pontos turístico devido à proximidade do 4 de Julho, Dia da Independência, e do primeiro aniversário dos atentados em Londres.
Várias supostas conspirações foram desmanteladas pelo serviço de inteligência recentemente. No último dia 24, sete pessoas foram presas em Miami sob a acusação de planejar um ataque à Sears Tower -o prédio mais alto dos EUA, em Chicago-, e outros edifícios do governo. Em junho foi divulgada outra suposta tentativa de uso de gás letal no metrô nova-iorquino em 2003.
O Path (sigla em inglês para Port Authority Trans-Hudson, trem que liga o sul de Manhattan a Jersey City) também seria alvo do novo atentado. Uma das linhas desse serviço tem como ponto final o local onde ficava o World Trade Center.


Texto Anterior: Novo governo terá Congresso mais dividido
Próximo Texto: Haiti: Confrontos entre gangues matam 16 em Porto Príncipe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.