UOL


São Paulo, segunda-feira, 08 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL

Korei preside o Parlamento e negociou Oslo

DA REDAÇÃO

Ahmed Korei, 65, é um líder moderado e ex-negociador da paz com Israel. Ele preside o Parlamento palestino desde 1996 e é considerado um político mais experiente que Abu Mazen. Como este, porém, é pouco popular entre a população palestina, principalmente se comparado a Arafat.
Korei nasceu em Abu Dis, subúrbio de Jerusalém. É de uma família rica e co-fundou a facção Fatah, a maior da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), da qual são membros ainda Arafat e Mazen.
Ele foi o principal palestino nas negociações secretas com Israel que desembocaram nos acordos de paz de Oslo (1993).
Dennis Ross, ex-enviado dos EUA ao Oriente Médio, descreveu Korei como "alguém que crê profundamente na paz com Israel e contrário à violência". Mas, para Ross, "o importante não é quem é o premiê, mas se ele será tolhido por Arafat".
Enquanto Arafat permanece confinado por Israel em Ramallah, Korei viaja constantemente para encontros com líderes estrangeiros. Esteve com o premiê israelense, Ariel Sharon, em fevereiro, retomando encontros de alto nível entre os dois lados, e foi recebido pelo secretário de Estado, Colin Powell, em Washington. Israel e EUA não recebem Arafat.



Texto Anterior: Oriente Médio: Arafat aponta moderado para premiê
Próximo Texto: Ataque de Israel fere 11 em Gaza, e país troca ameaças com o Hamas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.