UOL


São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA AO TERROR

País apóia os EUA Filipinas detêm um dos líderes do Abu Sayyaf

DA REDAÇÃO

O líder de uma importante facção do grupo terrorista islâmico Abu Sayyaf foi preso ontem pelo Exército das Filipinas em ação militar em Jolo, no sul do país.
Galib Andang, também conhecido como o "comandante robô", foi ferido na perna em troca de tiros antes de ser detido, segundo o comandante militar da operação, coronel Alexander Yapching.
Ele afirmou que os guerrilheiros do Abu Sayyaf -grupo ligado à rede terrorista Al Qaeda e conhecido por sequestrar estrangeiros- sofreram baixas. Porém o coronel não informou quantas seriam as vítimas da operação.
Andang está detido em um quartel-general e deve ser apresentado hoje para a presidente filipina, Glória Macapagal Arroyo, em Manila, capital do país.
O detido é um dos comandantes do Abu Sayyaf suspeitos de envolvimento nos sequestros de 21 pessoas em abril de 2000, mais da metade delas turistas ocidentais que estavam em um resort em Sipadan, na Malásia.
Após ficarem meses em cativeiro, os reféns foram libertados em troca de milhões de dólares pagos mediante intermediação do governo da Líbia.
Um ano depois, o Abu Sayyaf sequestrou três americanos e 17 filipinos. Dois americanos foram mortos. O terceiro foi salvo em uma operação militar.
Os EUA enviaram mil militares para realizarem exercícios de combate ao terrorismo com o Exército filipino. Uma série de lideranças do grupo foi morta e, outra, presa no ano passado. Além disso, o grupo foi desalojado de sua base na ilha Basilan.
Na semana passada, porém, o chefe da Polícia Nacional das Filipinas, Hermogenes Ebdane, advertiu que o Abu Sayyaf estava planejando realizar uma nova onda de sequestros e atentados.
Segundo Ebdane, a informação se baseia no interrogatório de dois membros do Abu Sayyaf que foram presos recentemente.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Taiwan: Presidente quer referendo antiguerra
Próximo Texto: Eleição russa: Partido de Putin deve vencer legislativas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.