UOL


São Paulo, domingo, 09 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rumsfeld pede "maior coalizão da história"

DA REDAÇÃO

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, pediu ontem aos países europeus, em especial os que integram a Otan (aliança militar liderada pelos EUA), que se juntem aos americanos na "maior coalizão da história" para desarmar o ditador iraquiano, Saddam Hussein.
Em Munique, Rumsfeld disse que adiar os preparativos para uma ação militar "enviaria um sinal de insegurança e não de unidade". Cerca de 13 mil pessoas participaram de atos pacifistas na cidade no sul da Alemanha, onde acontecia a 39ª Conferência Internacional sobre Segurança.
Rumsfeld disse que nem todos os países precisariam enviar tropas ao golfo Pérsico. "Não esperamos que todos participem de todas as ações, mas é importante mostrar claramente que as nações livres estão unidas e dispostas a atuar."
Ele alertou a França e a Alemanha (críticas à guerra) de que correm o risco de "ficarem isoladas em vez de isolarem os EUA".


Texto Anterior: Iraque na mira: Annan rechaça ação unilateral dos EUA
Próximo Texto: Iraque na mira: Saddam tem de "pôr as armas na mesa"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.