São Paulo, segunda-feira, 09 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teerã anuncia que construirá mais 4 satélites

DA REDAÇÃO

O ministro das telecomunicações do Irã, Mohammad Soleimani, anunciou ontem que o país está construindo mais quatro satélites, além do pioneiro "Omid", que significa "esperança", colocado em órbita com sucesso na última terça-feira.
Segundo Teerã, o instrumento será usado em telecomunicações e pesquisas científicas, mas o lançamento preocupa potências ocidentais, que temem que o país esteja desenvolvendo tecnologia nuclear e sistemas de navegação de mísseis.
A tecnologia balística necessária para colocar um satélite em órbita poderia, em tese, ser usada também para lançamento de armas de longo alcance.
O governo do Irã, no entanto, insiste que a pesquisa nuclear e o desenvolvimento de tecnologia espacial servem apenas a fins pacíficos.
"Há hoje outros quatro satélites sendo construídos por especialistas iranianos", disse o ministro. "Detalhes sobre eles serão anunciados após sua preparação final."
Ele disse ainda que o objetivo do país agora é aumentar o peso e o alcance de lançamento dos próximos satélites. Segundo o ministro, a missão pioneira de Omid está sendo cumprida de forma satisfatória. Segundo meios de comunicação iranianos, o satélite deve retornar à Terra em um prazo de um a três meses.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Khatami confirma que será candidato no Irã
Próximo Texto: Moscou sugere sistema russo-americano como alternativa ao escudo antimísseis
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.