São Paulo, segunda-feira, 09 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irã testa novo míssil visando embarcações

DA REDAÇÃO

O Irã testou ontem um novo míssil ar-terra, segundo a mídia iraniana, produzido no país e capaz de alcançar alvos a até 110 km. O projétil foi desenhado para ser usado por aviões contra embarcações.
Os EUA não comentaram o teste. Para Andrew Brookes, do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, o disparo é um sinal de que Teerã pode "interromper o fluxo [de exportações de petróleo] no golfo Pérsico se for atacada". "Isso sim seria assustador para o Ocidente e para o Oriente Médio."
O presidente Barack Obama tem acenado ao Irã com a possibilidade de distensão -os dois países romperam em 1979. Inicialmente Teerã se mostrou aberta à nova retórica, mas nos últimos dias houve manifestações de endurecimento e dúvida quanto ao governo Obama, sobretudo após a nomeação de Dennis Ross, diplomata identificado com Israel, como conselheiro do Departamento de Estado para questões que envolvam o Irã.
Ontem, Israel voltou a declarar temor do programa nuclear iraniano -que Teerã diz ter fim pacífico, mas os EUA e outras potências temem visar a bomba.


Com a Reuters


Texto Anterior: Violência exacerba distúrbios mentais no país
Próximo Texto: Especialistas veem no diálogo com Taleban meio de dividi-lo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.