São Paulo, quinta-feira, 09 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cardeal de Boston depõe em processo de pedofilia

DA REDAÇÃO

O cardeal Bernard Law, de Boston, em raro depoimento de um alto líder da Igreja Católica a um tribunal, insistiu ontem em que se apoiou em conselhos de médicos para aprovar a transferência de um padre acusado de molestar crianças sexualmente.
Law disse ter "certeza" de que recebeu garantias verbais de médicos de que essa seria a melhor opção. "Se foram subsequentemente colocadas em forma escrita, não sei dizer", afirmou.
O depoimento faz parte de um processo movido por 86 pessoas que dizem que Law e a arquidiocese de Boston falharam em proteger crianças do ex-padre John Geoghan, acusado de abusar de mais de 130 crianças em 30 anos.
Na semana passada, a arquidiocese desistiu de um acordo de US$ 30 milhões com as supostas vítimas. Um juiz ordenou então o depoimento, dizendo temer que Law seja transferido para o Vaticano e não possa ser intimado.
O depoimento, que deve durar dias, não é aberto ao público, mas está sendo registrado em vídeo e pode ser usado no julgamento. A transcrição da sessão foi fornecida por advogados das vítimas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: EUA se aliam a islâmicos contra educação sexual
Próximo Texto: Europa: Projeção dá maioria à esquerda na França
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.