São Paulo, sábado, 09 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coroa da Estátua da Liberdade vai ser reaberta ao público

Visitas, proibidas desde os atentados do 11 de Setembro, serão retomadas em julho

Governo Bush insistia em que turistas não pudessem ter acesso a local, pois ele não foi projetado para receber visitas frequentes

DO "NEW YORK TIMES"

A coroa da Estátua da Liberdade, fechada para visitação depois dos ataques de 11 de Setembro, será reaberta ao público em 4 de julho, anunciou a Casa Branca ontem.
Sob George W. Bush, o Departamento do Interior, que abrange o Serviço Nacional de Parques, insistira em que visitantes não deveriam ter acesso à coroa porque esta não atende aos códigos modernos de combate a incêndios, construções e segurança. O único acesso à coroa é por uma escada muito estreita em espiral, de 12 lances e com corrimão baixo.
O secretário do Interior, Ken Salazar, anunciou a decisão formalmente na ilha Ellis, próxima à estátua. "No dia 4 de julho daremos um presente especial aos Estados Unidos", disse ele.
Salazar precisou que não mais de dez pessoas serão autorizadas a visitar a coroa de cada vez e que as autoridades preveem que isso possibilitará 30 visitas por hora. Ele estimou que 50 mil pessoas poderão subir até a coroa no primeiro ano e que esse número será aumentado para 100 mil por ano futuramente. Uma porta-voz do secretário disse que ainda não foi determinado o método a ser usado para distribuir os ingressos, mas que Salazar vai garantir que seja justo e equitativo.
A estátua inteira, incluindo a coroa, foi fechada ao público após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. A base da estátua foi reaberta ao público em 3 de agosto de 2004, após obras que custaram US$ 20 milhões, voltadas a melhorar a segurança em caso de incêndios e as saídas de emergência.
Numa audiência no Congresso em setembro de 2007, Daniel N. Wenk, vice-diretor do serviço de parques, disse que o criador da estátua, Frédéric Auguste Bartholdi, "não projetou a Estátua da Liberdade para ser algo no qual fosse possível entrar ou subir". Apenas depois de ela ser aberta ao público, em 1886, foi que o Departamento de Guerra, antecessor do Departamento de Defesa, começou a autorizar a entrada de "curiosos".
Quando o serviço de parques começou a administrar a estátua, em 1933, disse Wenk, havia menos de 200 mil visitantes por ano. Em 2006, mais de 2,5 milhões de pessoas visitaram a ilha onde ela fica.
Segundo Wenk, a escada em espiral que sobe até a coroa foi construída para ser usada periodicamente por funcionários de manutenção, não para "uso pesado e diário" do público.
Em janeiro deste ano o secretário Ken Salazar subiu os 146 degraus até a coroa, juntamente com três parlamentares. Quando desceu, descreveu a experiência dizendo: "Uma só palavra: maravilhosa".


Texto Anterior: Kirchner deve anunciar hoje sua candidatura à Câmara argentina
Próximo Texto: Assessor da Casa Branca se demite por voo rasante sobre Nova York
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.