São Paulo, sábado, 09 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irlanda rejeita texto que prevê expansão da UE

DA REUTERS

Os eleitores irlandeses rejeitaram ontem o Tratado de Nice (54% contra, 46% a favor), concebido para abrir caminho para a expansão da União Européia (UE), segundo autoridades eleitorais irlandesas.
Mas os dirigentes dos países da UE prometeram levar adiante seus planos de admitir novos membros. "Os países-membros e a Comissão Européia darão continuidade às negociações sobre a expansão com vigor, respeitando o acordo que fizemos com os possíveis novos membros da UE", afirmaram Göran Persson, premiê da Suécia (que ocupa a presidência da UE), e Romano Prodi, presidente da Comissão Européia, em declaração conjunta.
O tratado, que é o resultado de uma cúpula cheia de conflitos ocorrida em dezembro passado, tem de ser aprovado por todos os 15 membros da UE e pelo Parlamento Europeu até o final de 2002. A Irlanda é o único país do bloco em que a Constituição exige a realização de um referendo para aprovar o tratado.


Texto Anterior: Hague deixa liderança conservadora
Próximo Texto: Japão: Ex-servente de escola mata oito crianças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.