São Paulo, terça-feira, 09 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REINO UNIDO

Caso gera disputa judicial

Brancos têm gêmeas negras por erro médico

DA REDAÇÃO

Um casal de brancos que recorrera à fertilização in vitro teve duas gêmeas negras por conta de uma confusão ocorrida numa clínica estatal britânica, de acordo com reportagem publicada ontem no tablóide "The Sun".
Nos próximos meses, esse casal estará no centro de uma batalha judicial para definir quem são os verdadeiros pais dos bebês.
A confusão envolve ainda um casal de negros que também tentava ter um filho por meio da fertilização in vitro, segundo o tablóide. Nenhuma autoridade ligada ao Ministério da Saúde britânico confirmou o relato.
Embora os especialistas afirmem que os erros são raros no campo da inseminação artificial, o caso não ajudará a abrandar os temores das dezenas de milhares de pessoas que, anualmente, recorrem à fertilização in vitro no Reino Unido.
A disputa judicial deverá ser uma das mais controversas dos últimos tempos. Segundo especialistas ouvidos pelo diário britânico "The Independent", a mãe branca que deu à luz as gêmeas negras deveria ser considerada a verdadeira mãe dos bebês.
Contudo, se ficar estabelecido legalmente que o pai biológico das meninas é um homem negro que, ao lado de sua parceira negra, também fazia parte de um programa de fertilização in vitro, então o caso será mais difícil de ser resolvido, pois não há precedente legal no Reino Unido para amparar a decisão do juiz.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Oriente Médio: Arafat cai em seis meses, prevê Israel
Próximo Texto: Religião: Igreja filipina pede desculpa por pedofilia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.