São Paulo, sábado, 09 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Granada é achada em centro judaico na Argentina

DE BUENOS AIRES

Uma granada antitanque foi encontrada ontem num centro cultural e de recreação da comunidade judaica da cidade de La Plata, capital da província de Buenos Aires, na Argentina.
A polícia argentina foi cautelosa e evitou caracterizar a agressão como um "ato terrorista". Até o início da noite, a polícia da cidade afirmava que se tratava provavelmente de um ato de intimidação anti-semita, já que a granada só poderia ser ativada se tivesse sido disparada com uma escopeta.
A granada foi encontrada na manhã de ontem, por um funcionário do Centro cultural Max Nordaux, dentro de uma caixa de papelão, junto com uma mensagem com a inscrição "judeus fora do bairro". A polícia esvaziou a sede do centro cultural e uma escola primária vizinha.
Segundo os investigadores, a granada seria de fabricação espanhola e não é utilizada pelas Forças Armadas argentinas.
O incidente causou nervosismo na comunidade judaica da região e da capital federal, Buenos Aires. Os dirigentes da AMIA (Associação Mutual Israelita Argentina), instituição que foi alvo de um ataque terrorista que matou 85 pessoas em 1994, divulgariam uma nota no início da noite de ontem condenando a agressão ao centro de La Plata. (MB)


Texto Anterior: América Latina: Brasil vê "demonização" da tríplice fronteira
Próximo Texto: Argentina decide manter estado de alerta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.