São Paulo, terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marco arquitetônico pega fogo em Pequim

Tradição de usar fogos de artifício é causa provável de incêndio em hotel de complexo que abriga TV estatal

DA REDAÇÃO

Um incêndio atingiu ontem um prédio de 44 andares, onde seria inaugurado neste ano um dos mais suntuosos hotéis em Pequim, dentro do complexo onde funciona a nova sede da emissora estatal CCTV -um dos edifícios emblemáticos do boom arquitetônico asiático.
Como a torre estava vazia, autoridades relataram sete feridos pelo fogo -seis bombeiros (três deles em coma) e um funcionário da emissora.
O prédio atingido é uma das edificações projetadas após a China garantir o direito de receber a Olimpíada de 2008. O governo promoveu concursos internacionais de arquitetos para apresentar ao mundo edifícios modernos, de design inovador. Os idealizadores do complexo atingido ontem são os holandeses Ole Scheeren e Rem Koolhaas -vencedor do Pritzker, o equivalente do Nobel na arquitetura.
O incêndio provavelmente foi causado por um antigo costume local, celebrar o término do feriado de Ano Novo Lunar com uma queima de fogos de artifício. Ontem foi a primeira noite de lua cheia no Ano do Boi chinês.
Autoridades locais relataram que uma investigação inicial aponta para o uso ilegal de fogos. Segundo bombeiros, vestígios achados no alto do prédio indicam o mesmo.
Pequim proíbe a venda e restringe o uso de fogos de artifício dentro do centro da cidade -na região em que fica o complexo da CCTV. Mas as autoridades costumam fazer vistas grossas no feriado, encerrado ontem.
Iniciado, segundo testemunhas, às 20h30 locais, o fogo só foi controlado por volta das 2h, quando cerca de 200 bombeiros ainda trabalhavam no local.
Segundo a agência estatal Xinhua, o fogo destruiu completamente mais de 100 mil m2 da edificação, que tem 159 m de altura. O projeto do hotel prevê 241 apartamentos.
O combate às chamas foi dificultado pela altura do fogo. Enquanto as mangueiras dos bombeiros tinham alcance máximo de 40 m de altura, testemunhas contaram que as labaredas atingiram 80 m. Como a cidade não tem chuvas há 106 dias, a estação seca também pesou para acelerar o incêndio.
As cinzas do prédio -que foi parcialmente usado durante a Olimpíada e agora estava na fase de decoração- se espalharam para além de um quilômetro da torre, distante cerca de 80 m do prédio da CCTV.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Morre pivô de disputa sobre eutanásia
Próximo Texto: Oceania: Mortos em onda de incêndios na Austrália
chegam a 173

Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.