São Paulo, segunda-feira, 10 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa indica empate na Colômbia

Governista Juan Manuel Santos volta a subir e alcança 35% das intenções de voto à Presidência, contra 34% de Antanas Mockus

Números apontam que Partido Verde venceria no 2º turno; eleição de 30 de maio é uma das mais acirradas recentemente na Colômbia

DA REDAÇÃO

O candidato governista à Presidência da Colômbia, Juan Manuel Santos (Partido de la U), cresceu nas pesquisas e alcançou 35% das intenções de voto, contra 34% de Antanas Mockus (Partido Verde), que até então liderava a disputa.
Os dados, divulgados ontem, indicam empate técnico entre os candidatos, a três semanas da eleição de 30 de maio.
O pleito definirá o substituto do presidente direitista Álvaro Uribe, impedido pela Justiça de concorrer a um terceiro mandato. Se mantidos os números da nova pesquisa, Santos e Mockus disputarão um segundo turno, em 20 de junho.
Mas, nesse caso, Mockus sai em vantagem: o ex-prefeito de Bogotá ficaria com 48% dos votos, contra 41% de Santos, ex-ministro da Defesa.
A pesquisa, encomendada pela revista "Semana" ao Ipsos, ouviu 1.202 pessoas entre 4 e 6 de maio, e a margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.
De acordo com a "Semana", a pesquisa aponta para uma das eleições presidenciais mais disputadas da Colômbia desde os anos 1990 e "não se compara às cômodas vitórias obtidas por Álvaro Uribe nos dois últimos pleitos, em 2002 e 2006, em primeiro turno".
Em terceiro lugar na corrida presidencial está Noemí Sanín, do Partido Conservador, com 8%, segundo o Ipsos.

Avanço
Os números sugerem um importante avanço de Santos, homem de confiança de Uribe e comandante de ofensivas contra as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), como o resgate de Ingrid Betancourt e outros 14 reféns e o ataque em solo equatoriano que matou o número 2 da guerrilha, Raúl Reyes.
Em pesquisa anterior do Ipsos, há duas semanas, Santos figurava nove pontos percentuais atrás de Mockus.
E há pouco mais de uma semana, pesquisa Opinómetro dera a Santos 26,7% dos votos, 12 pontos percentuais a menos que Mockus -chamado de a "surpresa verde", após iniciar a campanha como azarão e crescer apostando na mensagem de ética na política.
Para a revista "Semana", o crescimento do candidato uribista pode ser atribuído, entre outros fatores, ao desempenho insatisfatório de Mockus em recentes debates televisivos.


Com agências internacionais



Texto Anterior: Acidente na Sibéria: Explosões em mina deixam 12 mortos e 83 pessoas presas
Próximo Texto: Lula não pretende se reunir com oposição durante visita ao Irã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.