São Paulo, quarta-feira, 10 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casa Branca cogita enviar presos a Palau

DA ASSOCIATED PRESS

O governo americano se aproxima de um acordo com Palau, para enviar à remota ilha no Pacífico sul 17 chineses uigures (etnia de origem túrcica que segue o islã) que foram presos em 2002 no Afeganistão e posteriormente confinados em Guantánamo.
Inocentados pelos EUA de ligação com o terrorismo, eles não podem ser repatriados -o grupo é reprimido por Pequim.
Autoridades americanas familiares com a negociação disseram à Associated Press que o arquipélago com cerca de 20 mil habitantes (conhecido como destino de turistas e mergulhadores) é agora o principal candidato para receber os uigures.
No país da Oceania, um alto funcionário afirmou que Palau, em princípio, está disposta a aceitar alguns uiguires. Mas ressalvou que o número de detentos não foi combinado e que as conversações estão em andamento.
Fontes americanas apontam que Palau pode receber dos EUA até US$ 200 milhões para desenvolvimento em troca da disponibilidade em abrigar os uigures.
Segundo dados da CIA, o Produto Interno Bruto palauense em 2008 atingiu US$ 164 milhões.


Texto Anterior: Guantánamo tem 1º preso julgado nos EUA
Próximo Texto: Jornalistas presas: Famílias de americanas pedem compaixão à Coreia do Norte
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.