São Paulo, sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ártico leva premiê do Canadá a desafiar Moscou

DA REDAÇÃO

O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, deve encerrar hoje visita de três dias ao Ártico. Embora a viagem de Harper já estivesse planejada havia meses, ela ganhou conotação política recentemente. Isso porque, na semana passada, uma expedição da Rússia colocou uma bandeira do país no subsolo marítimo do Ártico, num ponto em que ninguém havia descido antes, reavivando uma antiga reivindicação de posse daquele pedaço de terra submarino -o qual seria rico em petróleo.
A Chancelaria canadense repudiou de pronto a iniciativa russa, dado que o país também reivindica direitos sobre a área.
Artur Chilingarov, o cientista russo que comandou a expedição -e que é também o vice-presidente do Parlamento-, contra-atacou, afirmando não ligar "a mínima para o que alguns estrangeiros pensam" do fato de a Rússia haver posto a bandeira no fundo do mar.
Anteontem Harper declarou que seu governo defenderia "sua soberania no Ártico". Além disso, o premiê deve anunciar em breve planos para a construção de uma plataforma de exploração de águas profundas e uma base militar em seu território ártico.


Texto Anterior: Rússia envia caça para zona americana
Próximo Texto: Líbia: Filho de Gaddafi admite tortura de búlgaros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.