UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oposição vive clima de vitória, apesar da derrota

DA ASSOCIATED PRESS

Após a divulgação do resultado das eleições legislativas realizadas ontem, o ambiente na sede do Partido Democrático do Japão, o maior partido de oposição do país, era de celebração. Porém a legenda continua em segundo lugar.
Embora o Partido Liberal-Democrático tenha se mantido no poder, o PDJ passou a ter uma verdadeira força na cena política japonesa, tendo obtido 177 das 480 cadeiras da Câmara Baixa da Dieta (Parlamento). O partido tinha 137 assentos.
"Mal posso falar sobre o resultado", declarou o líder do PDJ, Naoto Kan, emocionado, após o anúncio feito pela rede pública de TV NHK. "Travamos uma batalha extraordinária", disse.
Com o fortalecimento da oposição, analistas dizem que o Japão poderá ter um sistema em que duas verdadeiras forças políticas disputam a preferência popular.



Texto Anterior: Japão: Koizumi ganha eleição, mas perde força
Próximo Texto: Oriente Médio: Israel aprova troca de prisioneiros com o Hizbollah
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.