São Paulo, sábado, 10 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senado dos EUA confirma Mukasey na Justiça

DA REDAÇÃO

O Senado dos EUA confirmou ontem o juiz federal aposentado Michael B. Mukasey no cargo de secretário da Justiça do país.
Indicado pelo presidente George W. Bush, Mukasey substitui Alberto Gonzales, que deixou o posto em agosto último, acusado de ter demitido alguns de seus subordinados por motivos políticos e sob críticas por auxiliar Bush na configuração jurídica das políticas governamentais tanto do tratamento de supostos terroristas como de espionagem doméstica.
Mukasey foi aprovado por 53 votos contra 40, tendo conquistado o apoio de seis democratas e um independente, os quais se juntaram aos 46 republicanos da Casa na aprovação.

Tortura
A principal objeção do Partido Democrata, que faz oposição ao governo e tem maioria nas duas Casas do Congresso, a Michael Mukasey é sua recusa em condenar explicitamente uma determinada prática para extrair a confissão de prisioneiros acusados de terrorismo e que configuraria tortura.
"O juiz Mukasey conduzirá o Departamento de Justiça em seu trabalho para proteger o povo americano dos traficantes de drogas, bem como de outros criminosos e de terroristas que querem nos atacar em nossa própria terra", declarou Bush após a confirmação do novo secretário pelo Senado.
O secretário da Justiça dos EUA exerce um cargo que não tem similar único no Brasil, fazendo as vezes de um ministro da Justiça e também do procurador-geral da República. É o mais alto posto do Executivo no sistema judicial americano.


Com o "New York Times" e agências internacionais


Texto Anterior: Hillary anuncia voto contra livre comércio
Próximo Texto: Musharraf bloqueia protesto da oposição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.