São Paulo, quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NARCOTRÁFICO

Dobram mortes ligadas ao crime no México

DO "NEW YORK TIMES", NA CIDADE DO MÉXICO

As mortes relacionadas à guerra das drogas no México mais que dobraram neste ano, ante 2007, e o número deve aumentar antes que comece a cair, declarou o procurador-geral da Justiça mexicana.
Eduardo Medina-Mora vinculou o salto a uma batalha entre cartéis pelo controle do mercado e ao vácuo de poder deixado por uma série de detenções e apreensões que ganharam grande destaque.
O número de homicídios entre criminosos atingiu 5.376 do começo do ano a 2 de dezembro, 117% acima dos 2.477 homicídios registrados no período em 2007, disse.
O maior número de homicídios aconteceu nos Estados de Chihuahua e Baja Califórnia, regiões de fronteira nas quais traficantes tentaram eliminar seus rivais em batalhas nas ruas de Juarez e Tijuana, e em Sinaloa, que serve de base a um dos mais poderosos cartéis do país.
Combater os cartéis que fornecem a maior parte das drogas consumidas nos EUA vem sendo um exercício de frustração para o governo mexicano. Um dos principais problemas é a corrupção, sobretudo na polícia, segundo relatórios recentes.


Texto Anterior: Universidade Politécnica é bastião da "guerra civil" dos estudantes atenienses
Próximo Texto: Paquistão prende 20 por ataques
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.