UOL


São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade de Saddam sofre novos ataques

DA REDAÇÃO

A cidade natal de Saddam Hussein, Tikrit, sofreu intensos bombardeios ontem, numa tentativa da coalizão anglo-americana de desmontar o restante da defesa iraquiana. No entanto, com exceção de forças especiais, a infantaria ainda não havia avançado para a cidade, cerca de 160 quilômetros ao norte de Bagdá.
Embora não acreditem em uma resistência especialmente pesada em Tikrit, os americanos acham que Saddam Hussein pode usar sua cidade natal como último bastião, organizando o restante da Guarda Republicana -cujos membros teriam fugido de Bagdá quando os EUA entraram na capital- e líderes tribais locais.

Basra
Para tentar reduzir os saques em Basra, as tropas britânicas que controlam a maior cidade do sul do Iraque propuseram ontem aos moradores que aqueles que entregarem suas armas pacificamente não serão presos.
"Se quisermos dar uma chance ao novo Iraque, essas armas têm de sair de circulação", disse o capitão britânico Cliff Dare, que comanda uma brigada na cidade.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Preocupada, Turquia envia observadores
Próximo Texto: Para CIA, Saddam pode estar em Tikrit
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.