São Paulo, terça-feira, 11 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Árabes apelam à ONU

Ação de Israel mata outra criança palestina

DA REDAÇÃO

Uma menina foi morta ontem em um ataque israelense no norte da faixa de Gaza. Várias casas foram destruídas e 12 pessoas ficaram feridas na ofensiva, entre elas cinco crianças e a mãe da menina morta -a mulher está grávida.
Israel tem feito ataques quase diários na última semana contra a faixa de Gaza para deter os lançamentos de foguetes contra seu território. Na sexta-feira, um menino de seis anos foi morto em uma dessas retaliações.
De acordo com fontes palestinas, a menina, Hadil Ghabin, estava em casa com os irmãos quando foi atingida. Hadil, morreu na hora e seus irmãos e outros membros da família foram feridos por estilhaços. O jornal israelense "Haaretz" disse que Ghabin tinha 12 anos; para a agência Associated Press, ela estava com oito.
A mãe da menina, que está grávida de oito meses, sofreu ferimentos na cabeça. Os médicos que a atenderam classificaram seu estado de crítico, mas não puderam determinar se o feto também corria risco. Segundo os vizinhos, a casa ficou completamente destruída.
"Lamentamos muito que inocentes sejam feridos, mas essas áreas são freqüentemente usados para disparar foguetes contra Israel", disse uma porta-voz do Exército israelense.
O representante palestino na ONU, Riyad Mansour, pediu ontem ao Conselho de Segurança que tomasse medidas para conter a "escalada militar" de Israel. Na carta enviada ao órgão, ele afirma que 18 pessoas foram mortas pelos ataques desde sexta-feira e dezenas ficaram feridas no que chamou de "execuções extrajudiciais". O bloco de países árabes na ONU reforçou o apelo.
A recomendação feita anteontem pelo gabinete de segurança de Israel ao governo de suspender todos os contatos com a Autoridade Nacional Palestina levou o porta-voz do Hamas a dizer que se trata de "declaração de guerra".


Com agências internacionais

Texto Anterior: França: Chirac engaveta contestada lei trabalhista
Próximo Texto: Ameaça: Ataque ao Irã é apenas especulação, diz Bush
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.