São Paulo, terça-feira, 11 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TCHETCHÊNIA

Presidente morto em atentado no domingo foi sepultado ontem

Rússia dá poder a filho de líder morto

DA REDAÇÃO

Ramzan Kadyrov, um dos filhos do presidente da Tchetchênia assassinado no domingo, foi ontem nomeado vice-primeiro ministro, o que reforça a tese de que a família Kadyrov, apoiada por Moscou, detém o verdadeiro poder na república caucasiana ligada à Federação Russa.
Ahmad Kadyrov, ontem sepultado em Tsentoroy, sua aldeia natal, na presença de 3.000 pessoas, foi morto no estádio de Grozni (capital) -possivelmente pela explosão de uma mina terrestre. No atentado, também morreram de 27 a 34 pessoas, segundo informações ainda ontem divergentes.
De acordo com a televisão russa NTV, 21 pessoas permaneciam ontem internadas. Entre elas o general russo Valery Baranov, comandante na Tchetchênia, que teve uma perna amputada.
A nomeação de Ramzan, segundo a agência Ria Novosti, foi feita pelo presidente interino, Serguei Abramov, um ex-banqueiro. Ele foi, por sua vez, nomeado por Vladimir Putin, presidente da Rússia, que conta com os Kadyrovs para "pacificar" a república, envolta desde 1994 numa guerra separatista, movida em parte por extremistas islâmicos.
O filho de Ahmad Kadyrov chefiava a polícia política da república e comandava uma rede de agentes encarregados de identificar e reprimir verdadeiros ou supostos separatistas.
Ele é um dos homens mais temidos na região. Praticamente só devia satisfações a seu pai e às autoridades russas, acusadas por entidades de defesa dos direitos humanos de tortura, assassinatos e outros crimes na repressão aos partidários da independência.
Ramzan estava em Moscou quando da morte de seu pai. Ele apareceu ao lado do presidente Vladimir Putin no domingo, quando este veio a público para homenagear seu aliado Ahmad, recentemente eleito em pleito classificado de fraudulento pela comunidade internacional.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque ocupado: Guerra e abusos não abalam marcas dos EUA no exterior
Próximo Texto: Oriente Médio: Palestinos farão eleições municipais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.