São Paulo, terça-feira, 11 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Votação será primeiro teste eleitoral para Arafat em oito anos

Palestinos farão eleições municipais

DA ASSOCIATED PRESS

A Autoridade Nacional Palestina (ANP) decidiu ontem realizar suas primeiras eleições locais na Cisjordânia e na faixa de Gaza, numa tentativa de pôr fim ao caos e a denúncias de corrupção em várias de suas cidades.
A crescente desordem convenceu o presidente Iasser Arafat, que vinha relutando em permitir a votação. Será o primeiro teste eleitoral do seu governo em oito anos, apesar de temores de que seus opositores, sobretudo o grupo terrorista Hamas, possam ganhar força. O grupo tem dito que está disposto a lançar candidatos para as eleições municipais e, eventualmente, gerais.
As eleições serão realizadas por etapas nos próximos meses. A primeira votação deverá ser em Jericó (Cisjordânia), no final de agosto. O governo disse que a retirada das tropas israelenses dos territórios palestinos não é um pré-requisito para as eleições, tirando um obstáculo que havia impedido votações anteriores.
O premiê palestino, Ahmed Korei, reiterou, porém, que eleições parlamentares e presidenciais só poderão ser realizadas depois da saída das tropas israelenses.
Desde a criação a ANP, em 1994, os prefeitos têm sido indicados. A maioria é formada de políticos leais a Arafat, mas nem sempre populares nas cidades. A importante cidade de Nablus, por exemplo, está sem prefeito desde fevereiro após o prefeito Ghassan Shakaa ter renunciado em protesto à incontrolável situação de desordem. Até agora, a ANP não conseguiu indicar seu sucessor.


Texto Anterior: Tchetchênia: Rússia dá poder a filho de líder morto
Próximo Texto: Venezuela: Caracas vê ameaça ao referendo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.