São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TUDO EM FAMÍLIA

Para Bush, irmão daria "bom presidente"

Presidente diz ter questionado Jeb, governador da Flórida, sobre seguir seus passos e os do pai

DA REDAÇÃO

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou ontem que imagina que seu irmão mais novo, Jeb, poderia se tornar "um bom presidente". Em seu segundo mandato como governador da Flórida, Jeb reagiu rapidamente, dizendo que não planeja concorrer à Casa Branca em 2008.
"Eu não tenho idéia do que vai acontecer. Eu mesmo fiz essa pergunta a ele. Na verdade, eu acho que ele não sabe", disse Bush em entrevista a jornalistas da Flórida, cujo teor foi divulgado no site do diário "St. Petesburg Times".
O presidente disse ainda que já pressionou o irmão - descrito por ele como alguém como "idéias independentes" - sobre seus planos após janeiro de 2007, quando deixa o cargo de governador. Bush prevê que Jeb poderá ter um futuro político "muito brilhante".
"Eu gostaria de ver Jeb concorrendo em algum momento, mas não tenho idéia se essa é a sua intenção", disse Bush.
Perguntado se Jeb deveria concorrer nas eleições presidenciais, Bush disse: "Eu acho que Jeb seria um grande presidente. Mas a decisão de concorrer é de Jeb".
O governador da Flórida está com 53 anos e já disse diversas que não disputará a sucessão de seu irmão no pleito de 2008. Ontem, ele confirmou que mantém essa posição.
"Eu não estou concorrendo à presidência. Eu não estou concorrendo ao Senado dos Estados Unidos. Eu estou tentando ser um bom governador", disse ele a jornalistas em Fort Lauderdale durante um evento que acontece anualmente para discutir a questão dos furacões que castigam a região.
"Fizeram (ao presidente) a pergunta padrão e ele a respondeu de um jeito muito legal. Eu acho que sei o que vai em meu coração e eu já manifestei isso de forma bastante consistente ao longo dos últimos meses".
Na terça-feira os irmãos Bush apareceram juntos durante a visita do presidente a Tampa, na Flórida.
Enquanto a aprovação do desempenho do presidente está na casa dos 30%, pesquisa recente mostra que Jeb conta com a aprovação de 55% dos eleitores de seu Estado. Nem o governador nem o presidente podem concorrer à reeleição.
O pai dos dois, o ex-presidente George Bush, disse no ano passado em entrevista à rede de TV CNN que ninguém acredita que ele não está interessado em voltar a disputar a presidência, mas que gostaria que um dia Jeb concorresse.
Bush pai disse que o o filho mais novo seria um presidente "tremendamente bom".
Jeb riu quando pediram que ele comentasse as declarações do pai. "Oh, Deus", disse, balançando a cabeça negativamente.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Latinos querem mais 1 milhão de eleitores
Próximo Texto: Oriente Médio: Israel aceita acordo para liberar ajuda a palestinos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.