São Paulo, sexta-feira, 11 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA À MESA

Em tempos de distensão, Bush se orgulha dos elogios do francês ao cardápio americano

Hambúrguer estava "excelente", diz Chirac

DO "NEW YORK TIMES"

O presidente George W. Bush e seu colega francês, Jacques Chirac, buscaram superar as diferenças existentes desde que os EUA decidiram invadir o Iraque.
Bush demonstrou impaciência em alguns momentos -ele não parou de mexer os pés durante o discurso de Chirac na cúpula do G8. Mas a tensão desapareceu quando Chirac fez um elogio que qualquer um gostaria de ouvir de um francês: a comida servida no encontro, em Sea Island (EUA), não deixou nada a desejar à cozinha francesa.
Bush, que começou a rir mesmo antes de o comentário ser traduzido, disse: "Ele gostou sobretudo do hambúrguer que comeu ontem [anteontem]". Imediatamente, Chirac sinalizou positivamente e disse, em inglês: "Ele estava excelente".
Antes da guerra, até o restaurante do Congresso dos EUA mostrou sua aversão à França por causa da oposição do país ao conflito e rebatizou sua porção de batatas fritas. O prato, que, em inglês, se chama "French fries" (fritas francesas), ganhou o nome de "freedom fries" (fritas da liberdade).


Texto Anterior: Perda com oleodutos soma US$ 200 milhões
Próximo Texto: Guerra ao terror: EUA admitem erro em relatório sobre terror
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.