São Paulo, segunda-feira, 11 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOLÍVIA

Polícia retira morador ilegal de embaixada brasileira

DE CARACAS

A polícia boliviana retirou ontem de madrugada uma família que morava ilegalmente nos fundos da residência oficial da Embaixada do Brasil em La Paz, pondo fim a um impasse que já durava três anos. Com apoio de vizinhos, os desalojados reagiram atirarando pedras contra a polícia. Segundo relato obtido pela Folha, não houve feridos, mas, por precaução, o local terá um esquema especial de vigilância.
O problema começou em 2004, quando um ex-funcionário boliviano da residência oficial se recusou a deixar o casebre onde morava depois de sua aposentadoria. Depois, levou familiares e montou uma marcenaria.
Desde 2005, a Embaixada do Brasil na Bolívia vinha pedindo reiteradamente à Chancelaria daquele país uma solução para o impasse. Considerada um marco arquitetônico de La Paz, a residência está situada na avenida Arce, região nobre da capital, e pertencia a um barão do estanho até a década de 50, quando foi comprada pelo Brasil. Já o casebre desocupado ontem ocupa os fundos do enorme terreno.
Embora uma questão menor, a ocupação ilegal do casebre fazia parte da "agenda negativa" nas relações bilaterais entre Brasil e Bolívia. Hoje, o governo boliviano reassumirá as operações de duas refinarias da Petrobras readquiridas pelo Estado. (FABIANO MAISONNAVE)


Texto Anterior: Venezuela: Chávez volta a elogiar Lula em seu programa dominical
Próximo Texto: Bush diz que Kosovo deve ser independente logo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.