São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Al Qaeda pretendia fazer ataque com alvos e métodos semelhantes em 1995

DA REPORTAGEM LOCAL

O plano terrorista que as autoridades britânicas anunciaram ter desbaratado ontem guarda semelhanças com outro ataque, planejado pela Al Qaeda e revelado em 1995, que também pretendia explodir aviões, simultaneamente, em vôos para os EUA.
Durante 1994, Khalid Sheikh Mohammed, considerado o número 3 da rede terrorista e o idealizador do 11 de Setembro, e Ramzi Youssef -que coordenou o atentado a bomba ao World Trade Center, em 1993- trabalharam no chamado "projeto Bojinka".
O projeto consistiria na explosão em pleno vôo de 12 aviões de companhias americanas que estivessem vindo dos EUA ou voando para esse país.
O projeto teria sido financiado por Osama bin Laden. Mohammed e Youssef planejavam usar compostos químicos que seriam levados a bordo das aeronaves -como é dito que os participantes do plano de atentado revelado ontem pretendiam fazer.
Quando o apartamento em que preparavam os ataques pegou fogo, em 1995, a polícia descobriu lá dentro o computador de Youssef e os planos do grupo, num arquivo intitulado "Bojinka". As autoridades também encontraram bonecas cujas roupas conteriam material explosivo.
Mohammed foi preso no Paquistão em 2003 e hoje é mantido pela CIA (Agência Central de Inteligência dos EUA) em local não revelado. Ramzi Youssef também foi capturado no Paquistão, para em seguida ser julgado e condenado à prisão perpétua pelos norte-americanos.


Texto Anterior: Após fiascos e morte, Blair poderá recuperar apoio a medidas antiterror
Próximo Texto: EUA acionam alerta vermelho aéreo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.