São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil mantém vôos para EUA e Reino Unido

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A segurança foi redobrada nos principais aeroportos internacionais brasileiros ontem, após a revelação do suposto plano terrorista no Reino Unido, e companhias com vôos para os EUA adotaram parcialmente as medidas de segurança anunciadas no exterior -os líquidos foram proibidos nas bagagens de mão.
Em São Paulo, a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária) de Guarulhos informou que não havia a previsão de cancelamento de vôos com destino aos EUA e ao Reino Unido.
A Polícia Federal reforçou a vigilância em Guarulhos, Galeão (RJ), Fortaleza (CE) e Recife (PE). A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a Infraero determinaram mais patrulhamento nos pátios internos e no manuseio de bagagem.
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência também acompanha o caso. Analistas debatem possíveis implicações para o Brasil.
Além dos vôos com destino a Londres realizados por companhias brasileiras, empresas aéreas consideradas alvos potenciais de ações terroristas -Continental, American Airlines, United Airlines e British Airways- operam em aeroportos no Brasil.
Segundo um funcionário da Anac, há pressão de organizações e empresas internacionais para maior segurança nos vôos que partem para Nova York e Londres. Medidas excepcionais ainda estavam em discussão, até o fechamento desta edição, por técnicos da Infraero e da Anac.
Segundo as investigações britânicas, terroristas planejavam explodir aeronaves usando explosivos líquidos, o que causou a proibição de bagagem de mão durante todo o dia de ontem. O fato de até mesmo os líquidos em mamadeiras terem de ser provados pelas mães antes do embarque foi considerado uma medida "exagerada" por autoridades brasileiras, apurou a Folha.


Texto Anterior: Sob risco, Londres e NY vivem dia de caos
Próximo Texto: Mídia árabe manteve o foco na ofensiva israelense no Líbano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.