São Paulo, terça-feira, 11 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americanas

CANETADA
Em anúncio de página inteira no "New York Times", uma ONG incentivou ontem Barack Obama a "com um golpe de sua caneta presidencial, no primeiro dia de seu governo, assegurar que será fiel à Constituição e aos princípios sob os quais os EUA foram fundados". A peça pedia o fim da prisão de Guantánamo, em Cuba, onde ficam suspeitos de terrorismo.

MAIS MUNIÇÃO
A base militar, onde a maioria dos detentos está presa sem acusação formal, não foi alvo apenas nos EUA. Na Europa, cinco entidades de defesa dos direitos humanos editaram um manifesto em que pedem aos países do continente que recebam prisioneiros de Guantánamo que não podem ser mandados de volta ao país de origem, sob pena de perseguição.

INSPIRADOR
Desde a semana passada, os nomes do presidente eleito, Barack, Obama, e de sua mulher e filhas, Michelle, Malia e Sasha, inspiraram não apenas os pais de recém-nascidos pelo território americano. Desde a votação, há uma semana, até o sábado passado, 43 crianças nascidas na região de Kismu (no Quênia, área onde moram parentes de Obama) receberam nomes em homenagem à próxima família presidencial americana. Foram 23 meninos, batizados com o mesmo nome do próximo mandatário. E 20 garotas que receberam o nome de Michelle Obama, a futura primeira-dama.

CENSURA
A "Lei da Mordaça" imposta pelo comando do presidente-eleito determina a todos os membros do comitê político que rejeitem entrevistas sobre a transição, as prioridades da administração e assuntos correlatos. "Reconhecemos que os requisitos podem parecer draconianos, mas tão cedo após a eleição, com a transição sendo organizada, é importante que ninguém envolvido na campanha e nos comitês especule em público", diz a orientação.

INVENTÁRIO
O pai de Sarah Palin, Chuck Heath, disse que a governadora do Alasca passou o sábado mergulhada no guarda-roupa. A ex-candidata à Vice-Presidência na chapa republicana separou as roupas que lhe foram compradas pelo partido (por US$ 150.000), que irão à doação.


Texto Anterior: Ordem de 2004 autoriza ataques secretos dos EUA
Próximo Texto: Sucessão nos EUA / Artigo: Dias de cão para os republicanos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.