UOL


São Paulo, sábado, 12 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Capital tem incêndios e mais saques

DA REDAÇÃO

Apesar das declarações americanas de que suas tropas tentam colocar ordem no caos que impera em Bagdá, as imagens da cidade ontem mostravam que seu objetivo está longe de ser alcançado.
Incêndios eram vistos por várias partes na região central da cidade. Os prédios dos Ministérios do Comércio e do Planejamento estavam em chamas, assim como um dos principais mercados da capital iraquiana.
Dezenas de pessoas invadiram os prédios das faculdades de enfermagem e de engenharia da Universidade de Bagdá e saíram com abajures, mesas, refrigeradores de água e aparelhos de ar-condicionado.
Três homens apareceram no teto do prédio da Embaixada da Alemanha carregando uma antena de TV por satélite. Sofás, mesas, cadeiras, equipamentos eletrônicos e uma geladeira foram retiradas do Ministério da Informação. A TV saudita mostrou imagens que seriam do escritório do ex-ministro da Informação, Mohammed Said al Sahaf, todo destruído, e de seu carro Mercedes sem os faróis.
Crianças de até 10 anos participavam dos saques com seus familiares. Em alguns bairros, os moradores ergueram barricadas com telhas, pedras e sacos de areia para tentar manter os saqueadores à distância. Muitos defendiam suas posses armados com fuzis.
No distrito de Al Mansur, no oeste da cidade, grupos de voluntários árabes pró-Saddam se postaram atrás de barricadas de sacos de areia, armados com lançadores de granadas e rifles Kalashnikov. Segundo os moradores, eles eram na maioria sírios.
Em Saddam City, pedidos para interromper os saques e a destruição da cidade eram passados pelos minaretes das mesquitas. Algumas pessoas atenderam aos pedidos dos clérigos e levaram produtos roubados para as mesquitas.
Grupos de saqueadores também percorreram áreas residenciais, verificando as casas para ver se os moradores estavam. Jornalistas que tentavam falar com os saqueadores tiveram roubados dinheiro e câmeras.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Xiita retoma culto público em Basra
Próximo Texto: Civis armados protegem hospital de saqueadores
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.