UOL


São Paulo, sábado, 12 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA adiam acordo com Chile por causa da oposição chilena à guerra

DE WASHINGTON

O Departamento de Comércio norte-americano, seguindo ordens do Departamento de Estado, decidiu adiar a assinatura de um acordo comercial entre os EUA e o Chile por causa da posição do governo chileno em relação à guerra no Iraque.
O acordo, negociado nos últimos dois anos, deveria ser assinado em maio, quando o presidente chileno, Ricardo Lagos, viajaria a Washington.
Anteontem, o representante comercial dos EUA, Robert Zoellick, disse que agora não há mais um "cronograma específico" para o fechamento do acordo.
"As pessoas estão desapontadas", disse Zoellick, referindo-se à negativa do Chile em apoiar a guerra contra o Iraque no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O país está ocupando uma das nove cadeiras rotativas do órgão decisório da ONU.

Lula
Questionado ontem se considerava correto usar a agenda comercial como instrumento de pressão contra países que se opõem à política externa americana, o representante comercial-adjunto dos EUA, Peter Allgeier, disse que o Departamento de Comércio "não é o responsável pela política externa. Ela é definida no Departamento de Estado. Nós simplesmente seguimos a direção dada por eles". "Nenhum país isola completamente a política econômica da política externa", justificou Allgeier.
Sobre o fato de o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, ter se manifestado contra a guerra, Allgeier afirmou apenas que o clima entre os dois países é de "cooperação".
Disse, no entanto, que há "um certo nível de incerteza" em relação ao peso que o Brasil vai dar à negociação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas).
"Lula tem dado uma ênfase muito forte ao Mercosul. Vamos ver como isso vai funcionar", disse Allgeier, que participou de uma teleconferência a partir da cidade de Puebla, no México, onde funciona um novo escritório para a discussão da Alca.
Brasil e Estados Unidos são co-presidentes das negociações para a formação da Alca, prevista para funcionar a partir de 2005. (FCz)


Texto Anterior: Sony patenteia direitos sobre o uso da expressão "Choque e Pavor"
Próximo Texto: Administrador dos EUA chega ao país
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.