São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRÃ

País quer que bloco ocidental esclareça propostas nucleares

DA REDAÇÃO

O governo iraniano afirmou ontem que quer fazer algumas mudanças no pacote de incentivos proposto pelo bloco ocidental como contrapartida para que o país cesse seu programa de enriquecimento de urânio.
Autoridades iranianas afirmaram que é preciso esclarecer a questão central do documento, que é o enriquecimento de urânio, e que não serão aceitas ameaças de sanção caso o pacote venha a ser rejeitado.
Os comentários vieram após os EUA e países europeus fazerem lobby com outras nações para que, juntos, convençam o Irã a aceitar a oferta. O documento, que tem o apoio da ONU, inclui promessas de que EUA e Europa forneçam tecnologia nuclear ao país e de que Washington passe a negociar diretamente com o Irã.
O ministro iraniano do Exterior, Hamid Reza Asefi, disse que o país levará o tempo que for necessário para estudar o pacote.
O principal negociador do programa nuclear iraniano, Ali Larijani, disse que a oferta de proporcionar tecnologia nuclear ao Irã é positiva, mas que as definições sobre o programa de enriquecimento permanecem ambíguas. A afirmação foi feita após encontro com o presidente egípcio Hosni Mubarak, ontem, no Cairo.
O Egito é um dos membros da ONU que os EUA e a Europa esperam que ajudem a pressionar o Irã a aceitar o pacote.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Suicídios renovam críticas a Guantánamo
Próximo Texto: Militantes do Hamas são mortos por Israel em ataque
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.