São Paulo, quarta-feira, 12 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Responderemos com o que temos de melhor"

DA REDAÇÃO

Leia abaixo a íntegra do discurso de George W. Bush, ontem à noite:

 
"Boa noite.
Hoje, nossos cidadãos, nosso modo de vida, nossa liberdade estiveram sob ataque em uma série de intencionais e letais atos terroristas.
As vítimas estavam em aeronaves ou em escritórios -secretárias, homens e mulheres de negócios, funcionários militares e federais. Mães e pais. Amigos e vizinhos. Milhares de vidas chegaram ao fim de repente por causa de diabólicos, desprezíveis atos de terror.
As imagens de aviões voando contra edifícios, incêndios, imensas estruturas desabando, nos encheram de descrença, de uma tristeza atroz e de uma cólera silenciosa. Esse atos de assassinato em massa tiveram o objetivo de assustar nossa nação com o caos. Mas eles falharam. Nosso país é forte. Um extraordinário time de profissionais foi deslocado para defender uma nação extraordinária.
Ataques terroristas podem abalar as fundações dos nossos maiores edifícios, mas eles não podem tocar as fundações dos EUA. Esses atos destroem aço, mas eles não podem arranhar a determinação de aço dos EUA.
Os EUA foram alvo de ataques porque nós somos a mais resplandecente chama da liberdade e das oportunidades no mundo. E ninguém impedirá essa luz de continuar brilhando.
Hoje, nossa nação viu a maldade, o pior da natureza humana, e nós respondemos com o melhor que os EUA têm, com a coragem das equipes de resgate, com a preocupação das pessoas que foram doar sangue e prestar qualquer tipo de ajuda a pessoas que nem conheciam, na tentativa de ajudar de qualquer maneira.
Logo depois do primeiro ataque, eu coloquei em ação os planos de emergência do governo. Nossas Forças Armadas são poderosas e estão preparadas. Nossas equipes de emergência estão trabalhando em Nova York e Washington para ajudar nos resgates.
Nossa prioridade é conseguir ajuda para aqueles que se feriram e proteger nossos cidadãos, aqui nos EUA e ao redor do mundo, de novos ataques. Os trabalhos do governo seguem ininterruptamente. Agências federais em Washington que tiveram que ser evacuadas hoje [ontem" estão reabrindo para funcionários hoje [ontem" à noite para abrir normalmente amanhã [hoje".
Nossas instituições financeiras permanecem fortes, e a economia americana estará funcionando também.
A procura pelas pessoas responsáveis por esses atos diabólicos está a caminho. Eu coloquei à disposição todos os recursos para nossos serviços de inteligência e polícia, para localizar os responsáveis e trazê-los à Justiça.
Não faremos nenhuma distinção entre os terroristas que cometeram esses ataques e aqueles que os auxiliaram.
Eu agradeço aos membros do Congresso que se uniram no repúdio a esses ataques. E em nome dos cidadãos americanos, eu agradeço a todos os líderes mundiais que ofereceram suas condolências e ajuda.
Os EUA e nossos amigos e aliados se unem àqueles que querem paz e segurança no mundo, e nós nos levantaremos juntos para pôr fim ao terrorismo.
Hoje à noite eu pedi orações para aqueles que estão de luto, pelas crianças que tiveram o mundo delas destruído, por todos aqueles que tiveram seu senso de segurança ameaçado. E eu pedi que eles fossem confortados por um poder maior do que todos nós, de que fala o Salmo 23: "Mesmo se eu andar pelo vale das sombras da morte, não sentirei medo, se o Senhor estiver comigo".
Este é um dia em que todos os americanos, de todas as classes, se unem na nossa determinação pela justiça e pela paz. Os EUA já derrotaram inimigos em outras ocasiões e farão isso novamente.
Nenhum de nós jamais esquecerá este dia, mas seguiremos defendendo a liberdade e tudo o que é bom e justo em nosso mundo.
Obrigado.
Boa noite, e que Deus abençoe a América."

Leia mais sobre os atentados nos EUA na Folha Online


Texto Anterior: Reação: América irá "caçar e punir responsáveis", afirma Bush
Próximo Texto: Alerta: Poderio militar americano não impede ataque isolado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.