São Paulo, sábado, 12 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÚSSIA

Putin sinaliza a intenção de voltar à Presidência em 2012

DA REUTERS

O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, deu ontem sua indicação mais forte de que pretende disputar as próximas eleições presidenciais do país, em 2012, e rechaçou uma futura disputa com o atual presidente, Dmitri Medvedev.
"Em 2012 nós devemos pensar juntos e levar em conta as realidades do momento, nossos planos pessoais, o cenário político, e aí vamos tomar a decisão", disse o premiê, durante uma reunião com um grupo de pesquisadores e jornalistas.
Putin, que foi presidente por dois mandatos, de 2000 a 2008, e ainda ajudou a eleger Medvedev, disse que a transição do poder entre 2007 e 2008 foi tranquila e que não há espaço para competição com o atual presidente, com quem "compartilha visões sobre política".
Em 2008, Medvedev aprovou uma lei que mudou a Constituição para estender o mandato presidencial de 4 para 6 anos, a partir de 2012. A medida foi vista como uma manobra para perpetuar a era Putin, iniciada em 2000.
Caso se eleja por mais duas vezes seguidas, Putin poderá ficar no poder até 2024, quando terá 72 anos.


Texto Anterior: Iraque: Prisão de Abu Ghraib vive 2º dia consecutivo de distúrbios
Próximo Texto: Futuro governante promete avanços na relação Japão-China
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.