São Paulo, terça-feira, 12 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Tennessee foi o Estado mais atingido, com 16 mortes; serviço de meteorologia avisa que novas tempestades podem atingir o sudeste

Série de tornados deixa ao menos 36 mortos nos EUA

John Sommers/Reuters
Carros virados dentro de cinema destruído por tornado em Ohio


DA REDAÇÃO

Estados do leste dos EUA foram atingidos entre anteontem e a manhã de ontem por tornados e fortes tempestades, que deixaram um rastro de destruição em pequenas cidades, provocaram ao menos 36 mortes e deixaram mais de 200 feridos.
Segundo as autoridades locais, o número de mortes poderia aumentar. Equipes de resgate começaram a entrar em casas destruídas e outras estruturas em meio à névoa e a chuva que continuava em muitas áreas. Um bombeiro morreu no Tennessee durante uma operação de resgate.
As tempestades deixaram ao menos 17 mortos no Tennessee, 12 no Alabama, cinco em Ohio, um na Pensilvânia e um no Mississippi. Além disso, um homem morreu de ataque cardíaco no Tennessee enquanto limpava sua casa. Em Ohio, um cinema desabou poucos minutos após o fim de uma sessão.
Dezenas de pessoas também estavam desaparecidas numa área montanhosa ao leste do Tennessee, onde a pequena cidade de Mossy Grove foi devastada.
"Há um caminho de três milhas [cerca de 5 km] de casas atingidas, a maioria destruída", afirmou Ed Cate, diretor-assistente do esquadrão de resgate do Condado de Knox, no Tennessee. "Há muitas casas pré-fabricadas e trailers quebrados e tombados. Árvores foram arrancadas ou quebradas na metade", disse.
Cecil Whaley, da agência de administração de emergências do Tennessee, disse que o tornado que atingiu Mossy Grove deixou uma área de cerca de dois quilômetros quadrados totalmente devastada. Segundo ele, um dos tornados na região teve classificação F-5, a mais intensa na escala Fujita. Tornados como esse ocorrem em 1% dos cerca de mil tornados que atingem os EUA a cada ano e provocam ventos de 420 km/h a 510 km/h. Whaley disse que os estragos no Tennessee foram os piores em mais de 20 anos.
As tormentas foram provocadas pelo encontro de uma massa de ar frio do leste com uma massa de ar quente do golfo do México.
Funcionários das equipes de emergência em diversos Estados registraram casos de casas destruídas e árvores arrancadas. Linhas de transmissão também foram cortadas, deixando milhares de pessoas sem energia elétrica.
O serviço nacional de meteorologia disse que mais tempestades fortes poderiam ocorrer ainda no sudeste do país, conforme a frente fria avança para a costa atlântica.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Blair alerta sobre ação terrorista
Próximo Texto: Entrevista: Terceira Via é passado, conclui D'Alema
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.