São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gates vê reforço no Afeganistão já em janeiro

DA REDAÇÃO

O secretário da Defesa dos EUA, Robert Gates, anunciou ontem durante viagem ao Afeganistão que pretende ampliar o contingente americano no país com mais 4.000 soldados já a partir de janeiro.
Esses homens seriam os primeiros de um reforço já anunciado pelo Pentágono de 20 mil homens -solicitado pelo general David D. McKiernan, principal comandante dos EUA no Afeganistão, em linha com a meta de fazer do país o principal front da guerra ao terrorismo. A decisão sucede tentativas infrutíferas de persuadir países aliados a enviarem mais tropas.
Segundo Gates -que será mantido no cargo pelo presidente eleito, Barack Obama- uma segunda brigada de 4.000 homens chegaria ainda no segundo trimestre. Inicialmente, o Pentágono previu que levaria de um ano a um ano e meio para completar a operação.
Hoje os EUA têm 34 mil soldados em solo afegão, enquanto outros países, sob a bandeira da Otan, têm mais de 30 mil.

Com o "New York Times"



Texto Anterior: Relatório culpa Rumsfeld por abuso de presos
Próximo Texto: Paquistão bane entidade ligada a grupo terrorista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.