São Paulo, terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleito promete um "novo capítulo" nas relações com a AL

DA EFE

Na primeira reunião com um líder estrangeiro desde que foi eleito, Barack Obama esteve ontem com o presidente mexicano, Felipe Calderón, e prometeu, apesar de "tensões recentes", abrir "um novo capítulo na relação com a América Latina"- região tida como relegada no governo Bush.
É uma tradição, desde 1980, que o presidente eleito dos EUA faça sua primeira reunião antes da posse (que será no dia 20) com o líder do México.
Os dois países compartilham um tratado de livre comércio (o Nafta) e problemas de fronteira, como a imigração ilegal, o narcotráfico e a violência decorrente dele. Os temas foram abordados na reunião em Washington, e Calderón disse ter pedido a Obama uma "aliança estratégica" para enfrentá-los.
Também ontem, o Senado americano começou a tramitar um pacote de R$ 70 milhões para combater o contrabando de armas dos EUA ao México.


Texto Anterior: Sabatina de Hillary no Senado esclarecerá posição de Obama
Próximo Texto: Artigo: Obama tem de repensar equipe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.